Como se disputa a Liga?
A Liga tem um formato de todos contra todos, com a realização de 5 a 7 jornadas semanais, consoante o número de inscritos em cada categoria. Cada divisão poderá ter entre 6 e 8 duplas e, no caso de divisões de 7 duplas, adiciona-se uma dupla “fantasma” para efeitos de formulação do quadro de jogos. As partidas contra esta dupla são posteriormente anuladas.
Qual o formato de cada partida?
As partidas decorrem num formato tradicional de 2 sets com tie-break (até aos 7 e com diferença de 2 pontos) se se registar uma igualdade a 6 em jogos e com recurso a super tie-break (até aos 10 e com diferença de 2 pontos) se se registar uma igualdade a 1 em sets. Para efeitos de classificação, o super tie-break conta como um jogo.
Há ponto de ouro na Liga?
Sim, as partidas disputam-se com ponto de ouro, podendo a dupla que responde escolher o lado do serviço, exceto nas categorias mistas, em que se serve sempre para a pessoa do mesmo género.
Onde se disputam as partidas?
Nos clubes aderentes de cada Liga – podem consultar aqui os clubes de cada uma das Ligas ativas. As duplas são livres de marcar campo em qualquer um dos clubes aderentes da sua Liga, após acordo com as/os adversárias/os.
Quando se disputam as partidas?
As jornadas são semanais e iniciam-se às 2.as feiras, podendo decorrer até ao domingo seguinte. É permitido adiar ou antecipar jornadas, de acordo com determinadas regras, mas o ideal é seguir ao máximo o calendário definido.
O que acontece de uma edição para a outra, há um Masters?
A classificação final de uma edição define quais as duplas que sobem, descem ou se mantêm nas divisões da edição seguinte. Jogadoras/es novas/os na Liga que tenham sido colocados em divisões inferiores da sua categoria e as ganhem facilmente, podem na edição seguinte saltar diretamente para as divisões superiores, se existirem vagas. Uma vez por ano há ainda um Masters que coloca em confronto os melhores classificados das 1.as divisões de cada categoria de todas as Ligas do país e de todas as edições do ano.
